Total de visualizações de página

Convívio Ribeirinho: Praia do Recanto da Aldeia

Convívio Ribeirinho: Praia do Recanto da Aldeia
Ilha de Santana - Amapá - Rio Amazonas

Convívio Ribeirinho: Praia do Recanto da Aldeia

Convívio Ribeirinho: Praia do Recanto da Aldeia
Santana - Amapá - Rio Amazonas

sábado, 8 de janeiro de 2011

BEBERICANDO




Traz a bela cunhãtã para reinar, no açaizal,
A fantasia de Santana é o açaí, no carnaval.
Tá na cuia, tá no prato e, tá na boca da massa,
É minha escola na avenida – canta meu povo – na praça.

A lenda me conta, que um dia destes nasceu do encantado,
Uma linda e esbelta palmeira para ao índio alimentar,
Esta sangra um vinho tão grosso, feito o mais doce manjar,
É o petróleo da Amazônia, e o mundo todo quer provar,
Iguarias diversas eu vi surgirem desta tão gostosa fruta,
Que hoje, a todos, exporta o Amapá.

É um sonho, com camarão, açúcar ou farinha é um prazer,
Com peixe ou carne-seca, rico ou pobre quer comer,
Mas, desejar um palmito, que azar me vem trazer,
São milhões de açaizeiras, que a floresta vai perder,
Replantar, quando, quem diria hoje a quem fazer?
É destino de tucano, de sabiá, é só tupã me escolher.

Sobe e desce, desce e sobe curumins e caboquinhos,
Dá-me um cacho bem pretinho, mode a fome se matar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário